Fukubukuros: o que são as sacolas pelas quais os japoneses
passam horas na fila?
10 janeiro 2019
Virou febre no Japão a venda de uma bolsa de pano no Ano
Novo e primeiras semanas de janeiro. Para alguns japoneses, é impossível
começar o ano sem seguir essa tendência
Milhares de japoneses passam horas em longas filas, a cada
novo ano, para comprar uma disputada sacola de papel que as lojas locais
oferecem apenas nessa época do ano.
São as "fukubukuro", como são chamadas essas
"sacolas-surpresa" ou "sacolas da sorte". Basicamente, elas
contém produtos surpresa para o consumidor. Há de roupas a alimentos dentro de
cada bolsa, dependendo da loja onde o produto é adquirido.
É um tipo de artigo que começou a ser vendido como uma forma
de as lojas japonesas "desovarem" o estoque antigo de produtos a cada
começo de ano. Hoje, além de a prática ter virado uma tendência nacional, as
sacolas causam verdadeiro frenesi entre os consumidores.
'A emoção de não saber'
As vendas de fukubukuro começam todo dia 1º de janeiro e só
terminam quando as sacolas esgotam, geralmente em algum ponto durante as
primeiras semanas do mês.
Para muitos japoneses, o Ano Novo não é o mesmo sem
fukubukuro.
Não se sabe exatamente como a moda teve início. Existem
múltiplas versões, mas uma delas diz que as bolsas-surpresa começaram a ser
vendidas no início do século 20, quando surgiram as primeiras lojas de
departamento no Japão.
A palavra fukubukuro, em japonês, aparece escrito nessas
bolsas vermelhas de papel
A explicação é que esse tipo de loja precisava se desfazer
do estoque antes do início de cada ano, para abrir espaço para novas mercadorias.
Assim, decidiram encher bolsas com os artigos que sobravam e
vendê-las a preço promocional.
No entanto, as bolsas agora já não são preenchidas aleatoriamente com produtos que sobraram no estoque. Em geral, estão repletas de artigos de alta qualidade que custariam significativamente mais se comprados separadamente.
O preço das fukubukuro varia de US$ 2 a algumas centenas de
dólares. Milhares de pessoas fazem fila durante horas na frente de suas lojas
favoritas para garantir a sua fukubukuro, já que a venda dessas bolsas é
limitada.
"(Funciona) mais ou menos como uma loteria",
define à BBC News Clark Lawton, que mora no Japão.
"Eu mesmo já comprei fukuburos. É a emoção de não saber
o que está dentro, e também a possibilidade de conseguir algo mais barato do
que custa na realidade", diz.
As filas para comprar uma fukubukuro podem dar voltas no
quarteirão dependendo da loja
Uma vez dentro da loja, começa outra batalha para garantir
uma fukubukuro e tentar encontrar pistas do que tem em cada uma delas antes de
comprar
Questão de sorte
A cada ano, os consumidores publicam nas redes sociais fotos
de suas fukubukuro.
Pule
Twitter post de @gasugasu_you
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no Twitter
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がーすー@VAG
@gasugasu_you
届いたTITO福袋開封。
ネックウォーマー2つは笑う←#ダーツ#福袋#TITO
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Final de Twitter
post de @gasugasu_you
"Estão tão feliz com a minha fukubukuro deste
ano", escreveu esta consumidora no Twitter.
"O melhor é que o tamanho ficou perfeito."
Pule Twitter post de @noco0
Até os restaurantes e café estão vendendo bolsas fukubukuro.
Matt Barber descreve no Twitter todos os comes e bebes que obteve.
"Consegui muitas coisas nessa bolsa da sorte."
Muitos dos que não tiveram sorte com suas fukubukuros tentam
vendê-las online e ou trocá-los com amigos.
@Japão @sociologia
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