terça-feira, 9 de maio de 2017

Macaé: Lei Sancionada Retira Entrave Para Construção de Porto

NOVA LEI SANCIONADA PELO PREFEITO DE MACAÉ RETIRA ENTRAVE PARA CONSTRUÇÃO DO PORTO

Maio, 2017

Esperada com ansiedade pelas empresas e pela população de Macaé que vê no empreendimento uma peça importante na infraestrutura e logística para a indústria do petróleo que gera empregos e move a economia de Macaé e municípios vizinhos foi sancionada nesta sexta feira pelo prefeito Aluízio Santos Junior (5) lei 4349, que viabiliza a construção do porto.

A noticia acontece a menos de 2 meses do inicio da Feira Brasil Offshore, que segundo os organizadores já tem 100% de participação das reservas confirmadas e promete criar um clima de otimismo e novos negócios para a Capital Nacional do Petróleo.

Outra notícia que em decorrência da construção do Porto de Macaé, chegou a nossa redação é o inicio da construção do CLIMA- Complexo Logístico e Industrial de Macaé um dos maiores e mais bem planejados do estado, que terá 6,3 milhões de metros quadrados (sendo 4,15 milhões de m² de área privativa de terrenos, destinados a empresas e indústrias de variados setores econômicos, e 1,5 milhão de m² em áreas verdes).

O Terminal Portuário de Macaé atuará no segmento de petróleo e gás – o projeto terá um terminal multiuso para cargas em geral e um terminal de granéis líquidos, capaz de receber unidades flutuantes de regaseificação.

A estrutura offshore do Tepor será interligada à retroárea do terminal por uma ponte de aproximadamente 2,2 mil metros de extensão e terá quebra-mar e plataforma marítima, numa área total de 280 mil m².
O Porto de Macaé terá 12 metros de profundidade, com dez berços de atracação para supply boats e área para docagem e manutenção, enquanto o terminal multiuso, com 480 metros de cais e 18 metros de calado, poderá receber navios de longo curso, para transporte de cargas gerais, e também sondas e embarcações de variados tipos para manutenção e apoio.

O terminal de granéis líquidos terá dois cais específicos, de 400 metros de extensão e 18 metros de profundidade, capazes de receber até quatro navios ao mesmo tempo.
Além disso, o terminal poderá abrigar unidades flutuantes de regaseificação, o que irá permitir o recebimento de cargas de gás natural liquefeito (GNL) na região.

O Porto contará também com um gasoduto exclusivo para escoar o gás, bem como com dutos para escoamento de líquidos para a unidade de tancagem onshore.
A localização do Porto será no bairro de São José do Barreto, ao norte de Macaé, bem próximo à Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) de Cabiúnas, da Petrobras.

Segundo técnicos do setor de petróleo a localização é estratégica para atender a projetos de Exploração e Produção (E&P) instalados nas bacias de Campos e de Santos e será junto com o Porto do Açu mais uma importante infraestrutura para retomar a economia do estado do Rio.

A EBTE Engenharia detém o controle acionário integral do Tepor desde março de 2016.


Falando ao Economia&Negócios sobre a importância  da notícia o secretário Geral do IADC- International Association of Drilling Contractors/ Brasil que é sediada em Macaé Dr. Lendro Luzone e Lima e tem mais de 40 empresas de perfuração de petróleo associadas diz: “O início das atividades do novo porto de Macaé é vital para contribuir com a retomada da indústria offshore da cidade. Macaé não pode continuar perdendo negócios por ausência de infraestrutura adequada.”

@petróleo @economia

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