domingo, 3 de dezembro de 2017

Tesla: a construção da maior bateria do mundo

Como conquistar um cliente em potencial e, de quebra, realizar um grande trabalho de marketing? Com uma aposta: Elon Musk prometeu fazer a Tesla entregar a maior bateria do mundo para a Austrália em 100 dias, do contrário, não cobraria nada pelo equipamento. Pois bem, a companhia precisou de aproximadamente dois meses para cumprir a promessa.

Várias cidades do estado da Austrália do Sul ficaram sem energia elétrica em setembro de 2016 por conta de uma tempestade que danificou parte da infraestrutura local. Ainda que em menor escala, outros apagões ocorreram depois disso. A demanda crescente é a principal causa. O calor elevado na região durante o início de 2017 fez o consumo aumentar consideravelmente, só para dar um exemplo.

Tesla - bateria

Para trazer equilíbrio ao sistema, o governo local anunciou um fundo com valor equivalente a US$ 115 milhões, aproximadamente, para financiar a implementação de projetos de energia renovável na região, o tipo mais usado na Austrália do Sul. A Tesla apareceu entre as companhias interessadas em fornecer equipamentos de armazenamento de energia para o parque eólico Neoen Hornsdale.

Na época, Lyndon Rive, então vice-presidente para produtos de energia da Tesla, declarou que a companhia poderia instalar um sistema de armazenamento na região em até 100 dias. Pouco tempo depois, um empresário do Vale do Silício perguntou a Elon Musk no Twitter se a companhia falava sério sobre o prazo.

Eis a resposta (em tradução livre): “a Tesla vai instalar o sistema e colocá-lo para funcionar em 100 dias após a assinatura do contrato ou isso será de graça. É sério o suficiente para você?”. O valor total é estimado em US$ 50 milhões.


Selecionada na licitação, a Tesla assinou o contrato em 29 de setembro. Pouco mais de 50 dias depois, os equipamentos já estavam instalados. A bateria — na verdade, um sistema Powerpack de baterias de íons de lítio — tem 100 megawatts de capacidade. É a maior do mundo voltada para esse fim, podendo atender a cerca de 30 mil casas na região, praticamente a mesma quantidade de residências que ficaram sem energia no apagão de 2016.
A operação deve começar em 1º de dezembro. O plano é fazer o sistema fornecer energia durante horários de pico. Antes disso, a bateria precisa passar por testes e refinamentos para cumprir requisitos estabelecidos pela AEMO, agência que regula a distribuição de energia na região.


https://tecnoblog.net/228658/tesla-elon-musk-maio-bateria/
@ecologia

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