sexta-feira, 15 de maio de 2020

Cuidado com a somatização(Vanuza Postigo, psicóloga)

No cotidiano atravessado pela insegurança de um ambiente externo potencialmente ameaçador, pelo persistente medo de contágio, pela incerteza do futuro, pela ansiedade de um confinamento, um número significativo de pessoas vive o medo da contaminação e grande parte chega inclusive a somatizar alguns sintomas associados a Covid 19. 

 Essa somatização é comumente associada a quadros de ansiedade, como o que estamos vivendo, e se apresentam como um mal estar generalizado, um incômodo difuso no corpo, mal estar digestivo e diversos sintomas que causam desconforto e dor. 
É evidente que quando ocorrem sintomas clínicos como febres, dificuldade em respirar, perdas de olfato ou paladar, etc, eles devem ser imediatamente investigados pois pode ser um dos inúmeros quadro virais ligados a gripes e resfriados, assim como também pode ser o corona vírus. 

E isso pede tratamento urgente. Mas - quando se eliminado o quadro médico - evidencia-se o sofrimento psíquico ai envolvido encontramos um dos “sintomas” emocionais advindos da pandemia do corona vírus. 

 Fique atento aos seus sentimentos e emoções, não minimize ou despreze sua dor emocional e a somatização que dá “voz” a ela. Cuide de seu bem estar subjetivo e de sua saúde mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.